Galera, confesso a vcs que a coisa tá de tal jeito que eu não estou aguentando. É muita coisa ruim acontecendo todo santo dia. Com a idade começamos a processar essas coisas ruins com reflexo no corpo, gastrite, enxaqueca, insônia. Quando a gente pensa que a coisa vai aliviar, vamos ter uma semana que seja com potagens engraçadas, gozação de futebol, acontece um crime desses de deixar todo mundo sem dormir direito imaginando que poderia ser qualquer um de nós. Aquilo que acontecia longe, na periferia, nos programas de sangue da TV, agora estão acontecendo na padaria que todos nós frequentamos em um domingo de manhã!!! Eu adoro ir a padaria domingo de manhã para comprar guloseimas para o dia!!! Virou loteria sair de casa, em qualquer lugar, a qualquer hora. E para completar o quadro de horror ainda acontece de uma turba de insanos, por conta de uma postagem falsa em uma página do face descrevendo uma suposta autora de crimes contra crianças, pegarem uma mulher , que passava de bicicleta, e lincham essa coitada até a morte achando que parecia com aquela descrita anteriormente. Nessa turba é fácil enxergarmos crianças e mulheres gritando, urrando, sorrindo!!! Imediatamente lembrei-me daqueles dias de greve quando essa mesma turba invadiu lojas e saqueou tudo que tinha pela frente, desde tvs de plasma até sandálias e bermudas. Isso para não mencionar o crime do RS onde a madrasta mata uma criança de 12 com injeção letal. Foi nisso que nos tornamos, bichos insanos, animais irracionais? Se não houver a presença ostensiva e opressiva de uma força policial não sabemos nos comportar como seres humanos? Dá um desânimo absurdo ter que criar filhos nesse ambiente hostil e violento mas dá mais desânimo ainda é ver que NADA, nem NINGUÉM se preocupa em mudar esse quadro. Não tem um ser humano que apareça com propostas honestas, sensatas, estudadas, para reverter esse processo de decadência social que vivemos. São só politiqueiros de plantão, os de hoje a jogar a culpa nos de ontem e aqueles que querem ser o futuro a criticar os de hoje, TODOS iguais, canalhas, egoístas, ladrões de dinheiro público. Todo mundo sabe quem são esses gatunos, alguém aponta na rua? Vc chega em um ambiente em que essas pessoas estão todo mundo quer ficar perto, apertar a mão, abraçar, o objetivo é colar no cara para ver se sobra alguma migalha, algum esquema para ele! Se critica o político ladrão somente porque não está participando do esquema. Morro de inveja, de verdade, daqueles que vivem suas vidas sem se preocuparem com nada disso, assistem sua novelinha, lêem Caras e Contigo, no máximo a famigerada Veja, dão risada com Faustão, e seguem sua vida como se nada estivesse acontecendo. Esses, têm até plano de fuga para o caso da coisa piorar, embarque internacional do aeroporto. Eu? Nem rodoviária! Vou para onde? O negócio é enfrentar o dragão da maldade, entregando a Deus!!! E sabe do que mais, eu também vou começar a assistir novela, quem sabe a vida não fica mais doce!
Resenhas
terça-feira, 6 de maio de 2014
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Falar o que gente? bastaram alguns dias sem PM nas ruas para pessoas ditas comuns, ou seja, mães , pais de família, crianças, jovens, partirem para saques de lojas de todos os tipos! Necessidade? se ainda fosse de alimentos eu até acreditaria, mas de celular, TV de plasma, geladeira? Certeza de impunidade? Talvez seja um dos fatores mais significativos. Lojinhas de bairro, provavelmente de pessoas que moram no local, conhecidas de todos, tb foram alvo desses saques, desde loja de roupas até lojas de sandálias havaianas!!! O que leva uma pessoa que trabalha, honesta, a sair de casa com os filhos pequenos, para pegar, aliás, roubar sandálias havaianas???? Será que estamos regredindo como seres humanos? precisamos da presença repressora da polícia para que possamos viver num mínimo de civilidade? Há alguns anos atrás esse tipo de atitude de saquear era feito em mercados e lojas de alimentos, as pessoas pegavam feijão, arroz. Hoje os gêneros de necessidade mudaram, passaram a ser objetos de consumo, de ostentação? Que espécie de pessoas estamos nós nos tornando? Primitivos? Selvagens? Culpa de quem? Sei que é mais fácil culpar o Estado, dizendo tudo aquilo que já sabemos. São omissos em tudo, saúde, transporte, educação e especialmente no aspecto exemplo, aquilo que vem de cima e se reflete em toda a sociedade. O que vemos diariamente são escandalos financeiros, desvios de milhões, falcatruas, enriquecimento ilícito escancarado, sem que absolutamente NADA aconteça a essas pessoas. Não sou especialista em antropologia, sociologia, em nada, estou tão perplexa quanto todos com quem conversei sobre isso. O que aconteceu em Salvador vem acontecendo nas grandes cidades brasileiras, só muda o roteiro, cada dia é um motivo diferente, seja o metrô que para em SP, seja o problema da invasão de espaço privado para transformar em favela no RJ, ou a morte de algum inocente por bala perdida ou pela PM mesmo, todo dia assistimos a esse mesmo filme nos jornais, grandes manifestações de rua, fechamento de avenidas, normalmente terminando com destruição do patrimônio público e privado e o confronto com a polícia. Os sinais estão aí, a população de baixa renda, os moradores de invasões, de favela, da periferia das grandes cidades não estão agüentando mais viver da forma que vivem, excluídos, massacrados por péssimos serviços públicos, levando horas para chegar ao trabalho, transportados feito gado, destratados, sem acesso decente a nada! Os projetos sociais tipo bolsa família, bolsa gás, etc, apenas empurraram o problema com a barriga , que agora um pouco cheia, amenizaram a fome do povo. Depois disso, nada foi feito, saneamento básico, educação de qualidade, infra-estrutura das cidades, qualificação desses jovens da periferia, absolutamente nada é feito, mudar para que? Somente promessas políticas, feitas a cada 04 anos por políticos cada vez piores, a cada nova geração que nós elegemos observamos técnicas mais refinadas de roubo e falcatrua, com um agravante, eles não tem a menor vergonha do que fazem, não existe mais aquela preocupação com o nome, com a honra. O negócio é se "armar"o mais rápido porque outro vem para o lugar fazer o mesmo, um rodízio de ladrões. Muito preocupada com o futuro de meus filhos, eles sim cada dia mais aquartelados em casa . Meu sábio pai, do alto de seus 85 anos, vem cantando essa bola há bastante tempo; "no dia que esse povo da periferia descer, não vai ter PM que segure".
terça-feira, 8 de abril de 2014
Minha amiga irmã Rege me perguntou hoje o porque de tão poucas postagens no face e aqui no blog; disse a ela que era falta de assunto interessante para comentar. Como tenho assistido pouca tv, que é uma fonte imensa de assuntos bizarros, fiquei sem "inspiração". Mas ontem surgiu algo que merece sim ser comentado, imaginem vocês que virou notícia de capa uma questão de uma prova numa escola de Taquatinga, perto de Brasília, em que o professor faz referência a funkeira Valesca Popozuda como grande pensadora!!! Qualquer criança entenderia isso como uma ironia, uma crítica a essa sociedade tão influenciada pela mídia, mas a grande MÍDIA brasileira não entendeu desse modo e as matérias sobre o assunto viraram debates filosóficos educacionais profundos, com discussão sobre modelos educacionais, políticas de Estado para educação, filósofos do passado, do presente. Uma baboseira, um exagero do nada bem típico de nossa imprensa. De vez em quando eles elegem um assunto como importante e levam dias falando daquilo como se o nosso dia a dia fosse ser de alguma forma influenciado por aquela notícia. Tanta coisa importante para ser debatida, discutida, explicada, e os sites de notícia preocupados com quem Grazi Mazafera está namorando. Da noite para o dia pessoas sem o menor talento ou qualidade são alçadas a condição de celebridade e passam a estampar capas de revistas do país inteiro, a participar de programas de auditório, e suas vidas seguidas quase que "on line"pelos sites de fofocas. Um belo dia, zapeando pela TV vc encontra essa figura em um programa mais sério, e constata que ela não diz coisa com coisa, é puro clichê, um vazio de idéias próprias. Um exemplo disso é o programa de Marília Gabriela, de entrevistas, que já foi um lugar onde se podia assistir e ouvir pessoas interessantes, sempre muito bem questionadas pela jornalista, que por ser muito inteligente sabia como conduzir a conversa. Hoje, virou mais um balcão de exibição de atores globais, daqueles bonitinhos de Malhação, que arranjam uma Lei Rouant para financiar uma peça de um autor bem cabeça, que não têm nada a dizer, a entrevista vira um horror, de um lado Marília Gabriela querendo tirar leite de pedra e do outro o ator ou atriz tentando passar um conteúdo que não têm. Nessa linha tem vários programas comandados por pessoas sem o menor talento, basta ser protagonista de novela que passa a comandar um programa de qualquer coisa, de beleza, de cabelo, de viagem, de fofoca, e principalmente de culinária. O que tem de celebridade fazendo comida na TV não tá em nenhum gibi. Se cozinha o dia inteiro, seja na TV aberta ou na fechada. Bastou o sujeito colocar um avental e vira chef de cozinha. Tem para todo gosto, de sobremesa, de comida caseira, de comida francesa e o melhor é que todos eles conseguem fazer pratos super sofisticados sem sujar nada, numa velocidade espantosa, usando ingredientes que ninguém conhece e nada dá errado. Vá para a cozinha tentar fazer aquilo tudo !
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Imagina na Copa
Acho que essa foi a frase mais ouvida e falada nos últimos meses no Brasil, nas redes sociais então, parecia ví'rus. Se chovia e alagava a quarta travessa da rua direta da Barroquinha logo postavam uma foto e comentavam "imagina na Copa", bastava um buraco surgir no meio de uma avenida para a foto aparecer no face com a legenda "imagina na Copa", a baiana do acarajé atendeu mal ( coisa aliás comum principalmente as famosas), "imagina na Copa"; isso se espalhou de tal forma que chega perdeu a lógica, tudo de errado nas cidades sedes era motivo para o comentário. Bom, estamos a menos de 2 meses da tal da Copa e se formos parar para pensar com frieza vamos observar que aquilo tudo de errado nas cidades sedes continua do mesmo jeito, talvez até pior, e o fato da Copa acontecer não vai modificar em nada essa realidade. Se chover durante a Copa, vai alagar sim aquela travessa da Barroquinha mas nem por isso vamos deixar de ter jogos da Copa, seja aqui em Salvador ou qualquer outra cidade. As promessas de legado, melhora no transporte, herança de infra estrutura? Será que alguém realmente acreditou nisso? O momento em que o país se candidatou seria a hora certa para protesto, revoltas, mas nada disso aconteceu, deixamos passar batido esse engodo. A turma que faturou, e muito, com essa Copa é a mesma que já havia faturado no Pan do Rio e será a mesma que vai continuar faturando na Olimpíada em 2016. Essa galera abriu champagne quando o Brasil foi escolhido sede, já vislumbravam a certeza de esquemas bilionários. A coisa é tão arquitetada, tão azeitada, que você não vê ninguém reclamando por estar de fora, teve fatia para todo mundo, o volume de dinheiro envolvido num evento dessa magnitude é tão grande que nós não temos nem noção do quanto se gasta. São grandes corporações mundiais que já têm todo o esquema pronto, só muda o endereço do país sede. Aqueles dirigentes da FIFA não brincam em serviço não gente. Já que a vaca está no brejo mesmo, tenho que confessar, estou ansiosa pelo início da Copa sim, gosto muito de futebol , sou daquelas que tinha cadeira cativa na antiga Fonte Nova, eu e meus irmãos íamos todo domingo ao estádio para assistir qualquer partida, naquela época rolava Leônico, Ipiranga, Botafogo, Redenção, Galícia, além de Bahia e Vitória, imaginem os "babas"! Mas tudo era muito legal, o que valia era o encontro com aquelas mobílias da cadeira cativa, todos conhecidos. Para quem sobreviveu a isso tudo assistir a uma Copa é um verdadeiro colírio! Além disso acho que a cidade vai estar ótima para circular. Basta lembrar os dias de jogos na Copa das Confederações, eles fecham os acessos a Fonte Nova, decretam ponto facultativo nas repartições públicas, as escolas estarão em férias e pronto, o cenário perfeito para diminuir em muito os engarrafamentos em toda a cidade. A TV já está pronta, só falta chamar a galera, vale tudo, quem torce a favor e quem torce contra também é bem vindo!
terça-feira, 25 de março de 2014
RECEITA PERVERSA
Com a ajuda divina de papis, terminei meu IR 2014 !!!! Uma depressão pós IR, uma tristeza!!!! A cada ano que passa tenho a sensação, aliás, a certeza absoluta de que meu processo de empobrecimento é irreversível. O rendimento anual permanece o mesmo há alguns anos mas as despesas obrigatórias só aumentam. O plano de achatamento da classe média segue vitorioso, nós, os pobres mortais, servidores com Imposto retido na fonte, estamos mais pobres, consumindo menos e poupando o máximo possível para pelo menos podermos manter a escola particular dos filhos e o plano de saúde. Isso a curto prazo porque já vislumbro daqui a poucos anos termos que colocar os filhos em escolas públicas pois o preço cobrado pelas escolas em Salvador estão se equiparando aos preços cobrados por escolas americanas e inglesas em SP e Rio, aquelas freqüentadas por filhos de diplomatas e celebridades milionárias. Quanto ao plano de saúde, do jeito que andam a diferença para o SUS está diminuindo dia a dia, filas imensas, espera de horas para sermos atendidos, além de demorar meses para agendar uma consulta com médico credenciado; e quando o bicho pega, ou seja, a doença é mais séria, o jeito é pagar consulta particular mesmo. Fico aqui imaginando como é que funciona a Receita Federal, tão zelosa em jogar na malha fina quem apresenta uma despesa grande com médico, ou escola, ou coloca os pais como dependentes do plano de saúde. Tanto rigor, tanta fiscalização, e essa quantidade imensa de ladrões esfregando na cara de toda a sociedade uma vida de ostentação e riqueza. Basta ler os sites de festa e eventos das colunas sociais do país inteiro. Festa de 15 anos? Nababescas, parecem das mil e uma noites, um requinte e luxo de deixar qualquer um de queixo caído. O que tem de cantor decadente de axé vivendo de festa de 15 anos em Salvador... Casamentos? Orçamento de 1milhão é coisa de pobre nesse meio!!! Os noivos agora pagam até a roupa dos padrinhos e madrinhas, fora que hospedam todo mundo que vem de fora. E aquela Marina na Contorno? de quem são aquelas lanchas imensas, super bem decoradas, todas equipadas com o que há de mais moderno? Claro que tem gente sim que trabalha de forma honesta e pode ter isso tudo e muito mais, mas sou do tempo em que todo mundo sabia de onde vinha o dinheiro das pessoas. Apontávamos na rua que fulano trabalha em tal meio, vende isso, ou produz aquilo, tem fábrica, tem empresa, é um destaque no meio médico, ou jurídico ou qualquer outro, mas o que importava é que se sabia que dinheiro era aquele. Hoje em dia ninguém sabe de nada, ou sabe e finge não saber. De repente seu vizinho, que vc encontrava no elevador pela manhã saindo para trabalhar, aparece com carros importados para ele e toda a família, começa a viajar de primeira classe para o exterior com a mesma freqüência que eu tento ir a Guarajuba, se muda para o apartamento mais caro da cidade e vc não sabe o que ele faz para ganhar tanto dinheiro. Se eu fico curiosa, por que a implacável Receita Federal não fica???
quinta-feira, 20 de março de 2014
Esta semana fiz alguns posts no face sobre a atividade de oficial de justiça. Falei dos prédios sem porteiros, sem interfone, a numeração irregular ou inexistente, apenas alguns pequenos exemplos do dia a dia de quem trabalha na rua. Quando digo rua, é rua mesmo, andando, procurando pessoas e endereços em todos os bairros da cidade. Por que isso? anda meio de saco cheio de explicar as pessoas, inclusive e principalmente parentes, o que é ser oficial de justiça. Muitas vezes as pessoas me encontram no mercado no horário de 10 ou 11 h da manhã, ou levando um filho ao dentista no meio da tarde e sempre ouço comentários do tipo: "não trabalha não?"ou então "Eita trabalho bom, nem tem horário"; isso quando alguém da família não diz na frente de todo mundo, num almoço de domingo, "manda Niúra que ela nem trabalha"!!!! Durante um bom tempo eu me justificava, explicava o que era meu trabalho, o porquê do horário ser flexível, etc, mas depois cansei, deixei para lá, quem quiser que pense o que quiser. Mas, outro dia, meu filho me perguntou o que eu realmente fazia e aí me toquei que vale a pena sim dizer as pessoas, que não têm obrigação de saber, o que é a atividade de oficial. Imagine que a maioria de vcs se arruma pela manhã, coloca uma roupinha legal, passa perfume, solta os cabelos, escolhe um brinco e um colar para combinar, e as vezes ainda pode se dar ao luxo de calçar um sapato de salto, não é ? Pois é galera, nós não, a roupa é sempre a mais avacalhada do armário, bem simples, quase camuflada, sapato? sempre baixo, sapatilha, tenis, e similares. Cabelos ao vento? nunca!!! um rabo de cavalo no máximo, com xuxa da cor do cabelo viu! perfume? para que se vc vai suar feito um cuzcuz! Bijoux? não recomendo! Estando pronta, pegue uma pasta imensa, pesada, cheia de papel e mandado e vá atrás das pessoas, que na maioria das vezes, vai ser cobrada de uma dívida trabalhista. Não é qualquer dívida, é uma dívida não paga a alguém que supostamente trabalhou para vc durante um tempo e depois te botou na justiça!!! Pense aí a raiva dessa pessoa contra o ex-empregado, contra o juiz que julgou contra ele, contra todo o poder judiciário, contra o governo, o tempo, o mundo, tudoooooo e vc lá, com cara de ouvidor do mundo, ouvindo as lamúrias do sujeito que só falta te bater ou jogar o mandado em sua cara!!! Vc entra na casa do cara, sem saber que tipo de sujeito ele é, percorre todos os aposentos da residência do cara, correndo o risco de encontrar gente dormindo, gente trocando de roupa, gente comendo na cozinha, penhora os bens dele, faz ele assinar os papéis e depois sai de fininho já pedindo a Deus não ter que voltar. Nesse intervalo, ele até te ofereceu um café ou uma água, que claro vc não aceita, sei lá o que botou dentro! Para achar esse cara foi preciso três viagens perdidas, ou ele já tinha saído, ou mandava dizer que saiu, ou então estava dormindo e o porteiro não quis ligar. Vc madruga, espera o miserável acordar e pronto, depois que entra na casa só sai de lá com tudo penhorado para não perder viagem! Depois de umas quatro diligências dessas vc quer sair correndo de sua área e voltar para casa para tomar um banho pois ja está toda suada, a roupa grudada no corpo e sem pique para mais nada. Aproveita o caminho e passa no mercado, tipo 11 hs da manhã para comprar umas coisinhas, e aí encontra aquela amiga do tempo do colégio, toda arrumada, de salto, maquiada, toda linda, que lhe vê, vem falar com vc que está toda feia, e ainda diz com a cara mais limpa do mundo: "essa hora no mercado? vc não trabalha não?"Faço o que? Estou providenciando um advogado criminalista!
segunda-feira, 17 de março de 2014
Alertada por uma tia querida, que adora assistir essas coisas, virei o canal da TV no domingo para ver a premiação do programa de Faustão!!!! O que foi aquilo meu Deus do céu???? Ver entre as três músicas do ano Piradinha, Poderosas de Anitta e outra miséria de Luan Santana é de doer os ouvidos!!! Não venham me dizer que a música brasileira está reduzida a isso porque não é verdade, existem sim artistas de qualidade, música boa sendo produzida e o melhor de tudo, consumida por uma boa parcela da população, basta ver a quantidade de gente que frequenta shows em teatros, concha, festivais, e estou me referindo somente a Salvador, que é onde moro, mas sei de muita coisa boa rolando pelo país afora. Não toca nas rádios? toca sim, procure uma boa emissora que vc vai ouvir boa música. O duro é ver uma emissora como a Globo se empenhar tanto em promover o que há de pior dentro desse mercado musical. Ah, dirão vcs, ela quer audiência, claro aquilo ali é comércio mas penso eu que justamente por ser a líder de audiência deveria ter uma certa responsabilidade com a qualidade do que apresenta ao público. No momento em que ela escolha como finalista essas porcarias produzidas por artistas fabricados e de talento zero, ela faz uma clara opção por aquilo que é imposto pelas gravadoras. Não venham me dizer que quem escolheu foi o público que sabemos que os vencedores são escolhidos dentro dos escritórios das gravadoras e produtoras com dias de antecedência. Assistir Anitta fazer cara de emoção, de choro, ao receber aquele troféu, é digno de video cassetada, sofrível a atuação dela piorada pela plástica que fez, mais uma que vai ficar com boca de pato e bochecha inflada. E Luan Santana gente???? O Justin Bieber dos trópicos??? Já que estava vendo esse show de horrores fiquei para ver a escolha de atores e atrizes, justiça seja feita, ótimos atores pois parecia realmente que eles estavam surpresos com as escolhas. Para terminar, alguém avise a Susana Vieira que não era para ir vestida de noiva!!
Assinar:
Comentários (Atom)